Avião de carga derrapa ao pousar em Hong Kong e deixa dois mortos

Segundo imprensa local, as condições climáticas eram boas na hora de pouso e não há indícios de falha mecânica até o momento

Tyrone Siu/Reuters
Avião de carga após acidente em Hong Kong Foto: Tyrone Siu/Reuters

Um avião de carga saiu da pista e caiu no mar ao aterrissar no Aeroporto Internacional de Hong Kong na madrugada desta segunda-feira, 20, deixando mortos dois trabalhadores que estavam em um veículo de patrulha de segurança. 

Segundo as autoridades locais, o Boeing 747 da ACT Airlines, empresa turca, aterrissou no aeroporto por volta das 3h50, procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A aeronave, que estava em operação sob arrendamento pela Emirates, saiu da pista durante o pouso e atingiu o veículo, jogando-o no mar. O avião também caiu na água e ficou parcialmente submerso.

+ Corte da UE entende que pets são “bagagem”, não passageiros

+ Airbus A320 supera Boeing 737 como avião mais vendido da história

Um dos funcionários que estava no carro, de 30 anos, faleceu no local do acidente, enquanto o outro homem, de 41 anos, foi resgatado com vida após o impacto, mas acabou falecendo no hospital algumas horas depois. Os quatro tripulantes da aeronave saíram ilesos.

A pista afetada foi temporariamente fechada para investigações e remoção dos destroços. As autoridades locais e a companhia aérea iniciaram uma apuração sobre as causas do acidente. De acordo com informações preliminares da imprensa local, incluindo o South China Morning Post, as condições climáticas eram boas no momento do pouso, e não há indícios de falha mecânica até o momento.   

Em comunicado, a Emirates destacou que o voo EK9788 sofreu danos ao pousar e confirmou os dados do Flightradar24: “A tripulação está segura e não havia carga a bordo”.