Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na manhã desta quarta-feira, 30, durante um treinamento em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela Aeronáutica à ISTOÉ.
O acidente aconteceu por volta das 10h30 durante um sobrevoo em uma área de campo e desabitada da cidade. O aeronave partiu de Base Aérea de Piracicaba e teria participado de um evento na terça-feira, 29, nas comemorações de aniversário de Porto Ferreira (SP).
+ Terremoto de magnitude 8,8 causa tsunami na Rússia e no Japão
A Aeronáutica informou que o piloto conseguiu ejetar-se da aeronave e passa bem. Ele deve passar por exames médicos e ser liberado ainda nesta quarta-feira.
O Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e abrirá um inquérito para investigar o acidente.
🚨 URGENTE: Avião da Esquadrilha da Fumaça cai em Santa Rita do Passa Quatro (SP), um dia após apresentação em Porto Ferreira (SP).
Trata-se de um Embraer A-29 Super Tucano. Há relatos de ejeção do piloto e paraquedas vistos no ar. https://t.co/PyWuKvk5ue pic.twitter.com/RoJEVDuY7s
— Dennys Deeh (@DennysDeeh_) July 30, 2025
Veja a íntegra da nota da FAB
“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentou-se nesta quarta-feira (30/07), por volta das 10h30, durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para atividades do EDA, no interior de São Paulo (SP).
O piloto ejetou-se com sucesso, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência“.