Um avião de passageiros Sukhoi Superjet caiu na região de Moscou, na Rússia, nesta sexta-feira e três membros da tripulação devem ter morrido, informou o Ministério de Emergências da Rússia.

Segundo o ministério, o avião caiu em uma floresta perto da cidade de Kolomna e não houve vítimas além das que estavam a bordo. A causa do acidente não ficou clara.

A estatal United Aircraft Corporation (UAC) disse que o avião estava em um voo de teste após reparos e pertencia à Gazpromavia, uma companhia aérea de propriedade da gigante do gás Gazprom.

O avião estava equipado com um motor SaM146, de acordo com o provedor suíço de inteligência de aviação ch-aviation. Os motores são fabricados por uma joint venture franco-russa.

As companhias aéreas russas têm enfrentado dificuldades para importar peças de reposição para aeronaves desde que sanções ocidentais foram introduzidas em 2022. A UAC está desenvolvendo uma versão totalmente substituída por importações do Sukhoi Superjet, mas sua produção ainda não foi iniciada.

O acidente é o terceiro de um Sukhoi Superjet desde que o jato regional de passageiros foi lançado em 2008, o primeiro avião de passageiros da Rússia desenvolvido desde a Guerra Fria. Atualmente, cerca de 150 aeronaves estão em operação.

O primeiro acidente ocorreu durante um voo de demonstração na Indonésia, no qual 45 pessoas morreram. O segundo jato caiu durante o pouso no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, matando 41 pessoas.