As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira, com algumas seguindo a recuperação do mercado japonês, em meio à fraqueza do iene ante o dólar durante a madrugada. Na China, porém, o dia foi de perdas, na esteira da aprovação de novas ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 1,13% hoje, a 15.928,79 pontos, depois de o iene se enfraquecer frente ao dólar em reação a comentários do ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, que reiterou a disposição do governo de possivelmente agir contra movimentos “especulativos e unilaterais” da taxa de câmbio.

A queda do iene serviu de alívio para os investidores na Ásia, que temem que a tendência recente de valorização da moeda japonesa comprometa os esforços do governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para reavivar a terceira maior economia do mundo.

Acompanhando o tom positivo da bolsa japonesa, o Hang Seng avançou 0,31% em Hong Kong, a 20.504,44 pontos, em seu quinto pregão positivo seguido, enquanto o sul-coreano Kospi registrou alta de 0,56% em Seul, a 1.981,32 pontos, e o filipino PSEi subiu 0,21% em Manila, a 7.306,56 pontos.

O avanço do petróleo nos negócios de ontem, que variou de 0,9% em Londres a 1,6% em Nova York, também deu força a ações de energia em Hong Kong.

Entre os mercados chineses, o Xangai Composto caiu 0,3%, a 3.023,65 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 0,9%, a 1.935,60 pontos. O mau humor na China continental veio após o órgão local de valores mobiliários aprovar mais sete ofertas públicas iniciais (IPOs) de ações, que poderão totalizar 2,8 bilhões de yuans (US$ 433 milhões). Novos IPOs tendem a desviar investimentos de papéis já negociados.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Em Taiwan, o Taiex também ficou no vermelho, encerrando a sessão em baixa de 0,4%, a 8.531,18 pontos, na expectativa para uma reunião do Fundo de Estabilização Nacional, que poderá anunciar hoje um plano para interromper intervenções no mercado acionário local.

Já a bolsa australiana, a principal da Oceania, subiu 0,9%, com o índice S&P/ASX 200 a 4.975,60 pontos. A recuperação em Sydney, após perdas recentes, veio com o avanço dos papéis de grandes bancos, após uma pesquisa sugerir que as empresas da Austrália estão em boa forma. Com informações da Dow Jones Newswires.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias