Autorretrato atribuído a Perugino é exposto em mostra na Itália

PERUGIA, 5 MAR (ANSA) – Um autorretrato de outra face de Perugino (1446-1523), como o artista se via aos 45 anos de idade, será exposto na Galeria Nacional da Úmbria, na Itália, até 11 de junho.   

A obra-prima poderá ser vista juntamente com outros dois autorretratos do grande mestre renascentista na mostra pelos 500 anos da morte de Perugino, cuja inauguração ocorreu no último sábado (4) e contou com a participação do subsecretário de cultura de Vittorio Sgarbi.   

A nova atribuição fica a cargo de Marco Pierini, diretor do museu nacional e curador, junto com Veruska Picchiarelli, da exposição “Il meglio maestro d’Italia” (“O melhor mestre da Itália”), que reúne cerca de 70 obras-primas.   

A pintura concedida pela Galeria Palatina dos Uffizi havia sido atribuída a Lorenzo Ricredi como um retrato de Verrocchio, depois foi ao mesmo autor como um retrato de Perugino e finalmente a Rafael como um retrato de Verrocchio.   

“Sempre tive a convicção de que o pintor era Perugino, um autorretrato me parecia plausível. Então, ao sobrepor a imagem do afresco do Collegio del Cambio ao autorretrato, percebi que também se encaixava perfeitamente se ele fosse cinco ou seis anos mais novo”, explicou Pierini à ANSA.   

Além dos autorretratos, a cidade de Perúgia, no centro da Itália, também poderá rever, após mais de 200 anos, uma obra-prima de Perugino que foi levada para a França por tropas napoleônicas em 1797. Trata-se do painel “Sposalizio della Vergine” (“Casamento da Virgem”), pintado entre 1501 e 1504.   

(ANSA).