A guarda costeira dos Estados Unidos investiga uma mancha de petróleo de quatro quilômetros de extensão na costa da Califórnia, informaram autoridades nesta sexta-feira (8).

A mancha se encontra a menos de cinco quilômetros da praia de Huntington Beach, ao sul de Los Angeles. A guarda costeira informou que está contactando “todas as potenciais fontes do vazamento na área”.

A mancha está perto de duas plataformas de petróleo. Autoridades a avistaram pela primeira vez na noite de ontem e acharam inicialmente que se tratasse de dejetos. Após sobrevoarem a área na manhã de hoje, constataram que se tratava de petróleo.

A guarda costeira contratou uma organização que atua na resposta a vazamentos para recolher o petróleo em alto-mar, e também trabalha para identificar o possível impacto na costa e em estratégias de proteção ambiental.

O município de Huntington Beach informou que avalia a situação no litoral. Cerca de 20 plataformas de petróleo e gás operam em águas federais ao longo da costa.

Em 2021, a região registrou outro vazamento , quando cerca de 25 mil galões de petróleo bruto foram descarregados no mar, contaminando 24 quilômetros da costa entre Huntington Beach e Laguna Beach.

pr/mar/lb/am