Um deputado e ex-comandante militar da região ucraniana de Lugansk (leste), sob ocupação russa, Mikhail Filiponenko, morreu na explosão de seu automóvel, informou nesta quarta-feira o site de notícias locais Lug-info.

Mikhail Filiponenko, ex-comandante do Exército separatista de Lugansk, era deputado no Parlamento local, segundo a mesma fonte.

Filiponenko já havia sido alvo de um atentado em fevereiro de 2022, do qual escapou ileso, informou Yuri Yurov, deputado de Lugansk.

Mikhail Filiponenko foi um dos fundadores do Exército separatista de Lugansk em 2014, no início da guerra entre Ucrânia e os separatistas apoiados pela Rússia.

Os quatro territórios ucranianos dos quais a Rússia reivindicou a anexação no ano passado – Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia – são cenários frequentes de ataques contra líderes ou funcionários da administração de ocupação russa.

Na semana passada, o Serviço Federal de Segurança (FSB) russo acusou a Ucrânia de estar por trás da tentativa de assassinato na Crimeia, no final de outubro, de um ex-deputado ucraniano que desertou para a Rússia, Oleg Tsariov.

bur/pz/zm/avl/fp