Autor de atentado em Estrasburgo expressou lealdade ao Estado Islâmico

Autor de atentado em Estrasburgo expressou lealdade ao Estado Islâmico

Um vídeo em que expressa lealdade ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foi encontrado em um pen drive pertencente a Chérif Chekatt, autor do atentado do último dia 11 na feira de Natal de Estrasburgo, França, anunciou neste sábado uma fonte da Justiça.

O ataque deixou cinco mortos e 11 feridos, e foi reivindicado pelo EI minutos após a morte do terrorista, 29, depois de 48 horas de buscas. Ele tinha ficha na polícia por sua radicalização ligada ao islã. A reivindicação de autoria foi classificada de oportunista pelo governo francês.

O pen drive foi encontrado durante uma das operações realizadas após o atentado.

Nascido em Estrasburgo, Chekatt tinha 27 condenações por crimes comuns. Na manhã do ataque, a polícia havia ido à sua residência por um caso de tentativa de homicídio, mas ele conseguiu escapar.

Um homem de 37 anos suspeito de ter fornecido o revólver do fim do século XIX foi colocado em prisão provisória. O promotor de Paris declarou que a investigação continuará, “para identificar os possíveis cúmplices ou coautores” do ataque.

O corpo de Chekatt foi enterrado na manhã deste sábado em Estrasburgo, “no mais estrito anonimato”, informou a prefeitura, sem divulgar o local.