Áustria planeja reabrir fronteira com Itália em breve

BOLZANO, 8 JUN (ANSA) – O ministro das Relações Exteriores da Áustria, Alexander Schallenberg, disse nesta segunda-feira (8) estar “muito confiante” de que a abertura da fronteira com a Itália seja realizada nos próximos dias. “Nesta semana, talvez no meio da semana, outro passo importante para a liberdade de movimento poderá ser dado”, afirmou o chanceler austríaco à TV Plus 4. Segundo ele, o governo está “considerando uma abordagem regional”, mas ainda realiza consultas com especialistas. “Não quero prever nada, mas acho que no meio da semana anunciaremos, juntamente com o ministro da Saúde”, disse Schallenberg, que tem mantido contato com o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio. A expectativa é de que a abertura da fronteira entre em vigor a partir do próximo dia 15 de junho.   

Durante a entrevista, o chanceler austríaco ainda explicou que a abordagem regional não preocuparia apenas o Tirol do Sul e a Lombardia. Ele reiterou que não quer antecipar as análises dos especialistas, lembrando que a Itália foi o primeiro país atingido pelo novo coronavírus na Europa. “Dados e fatos contam e estamos trabalhando duro para restaurar a liberdade de movimento”, acrescentou Schallenberg, reforçando que os dados epidemiológicos divulgados na semana passada não teriam permitido a reabertura da fronteira com a Itália. No último dia 4, o governo da Áustria anunciou a remoção dos bloqueios em suas fronteiras terrestres, com exceção da Itália.   

As fronteiras estavam bloqueadas desde março por causa da pandemia, mas foram reabertas devido à melhora da situação sanitária na Europa. A Áustria faz divisa com oito países: Alemanha, Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Liechtenstein, República Tcheca e Suíça, além da Itália. (ANSA)