A Austrália registrou menos de 100 novos casos de coronavírus nesta segunda-feira, o menor número em dois meses, uma notícia que coincide com a decisão das autoridades de iniciar uma flexibilização das restrições em Melbourne, segunda maior cidade do país e foco da maioria dos contágios.

Nesta segunda-feira, o estado de Victoria, do qual Melbourne é capital, registrou 73 novos casos nesta segunda-feira, contra mais de 700 que eram contabilizados no fim de julho.

Há várias semanas, os habitantes da cidade seguem várias restrições, como um toque de recolher noturno e o fechamento de estabelecimentos comerciais considerados não essenciais.

O primeiro-ministro do estado, Daniel Andrews, anunciou que apresentará nos próximos dias um plano de desconfinamento progressivo.

No momento, as fronteiras entre o estado e o restante do país permanecem fechadas. O estado vizinho de Nova Gales do Sul, que tem Sydney como capital, registrou novas infecções nos últimos dias. Nesta segunda-feira foram contabilizados 10 novos casos.

O balanço na Austrália até o momento registra 652 mortes e quase 26.000 contágios confirmados.