SYDNEY, 1 FEV (ANSA) – A Austrália localizou nesta quarta-feira (1º) a pequena cápsula com césio-137 que havia caído de um caminhão em uma rodovia do país há seis dias. Mesmo minúscula, com seis milímetros de largura e oito milímetros de altura, a peça poderia causar problemas de saúde se manipulada de maneira incorreta e sem proteção.
“Isso é uma coisa positiva. Como dissemos, encontramos uma agulha em um grande palheiro e acredito que a população da Austrália Ocidental poderá dormir melhor essa noite”, disse o responsável pelos Serviços de Emergência do estado australiano, Steve Dawson.
A cápsula caiu de um caminhão da mineradora internacional Rio Tinto enquanto estava sendo transportada entre a área de minério de ferro em Pilbara para a cidade de Perth, em um trecho de 1,4 mil quilômetros.
Autoridades iniciaram a busca na última semana, no dia 25 de janeiro, quando perceberam o sumiço do material, mas haviam classificado o trabalho como “procurar uma agulha em um palheiro”.
O césio-137 é um material radioativo muito perigoso, que emite raios gama, e que pode provocar queimaduras ou até a síndrome aguda de radiação se o contato for por tempo prolongado.
O produto é o mesmo que casou a maior tragédia radioativa no Brasil, em setembro de 1987, na cidade de Goiânia. Com o manuseio indevido de um equipamento de radioterapia abandonado, que continha o césio-137, quatro pessoas morreram e centenas lidam com as consequências da exposição. No entanto, associação de vítimas falam em 66 mortes e 1,4 mil contaminações. (ANSA).