MELBOURNE, 07 JUL (ANSA) – A cidade de Melbourne, a segunda maior da Austrália, será fechada a partir da meia-noite desta quarta-feira (8) para tentar impedir o avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2). A medida afetará mais de 5 milhões de pessoas.   

O lockdown foi restaurado na cidade australiana em decorrência do aumento no número de casos da Covid-19. A quarentena está prevista para durar pelo menos seis semanas.   

O primeiro-ministro australiano, Daniel Andrews, pediu para que a população “seja realista sobre as circunstâncias”. Ele também afirmou que “simplesmente não há alternativa”.   

Andrews ainda declarou que os números “não podem continuar” aumentando e alertou que os habitantes “não devem fingir que a pandemia acabou”.   

O confinamento foi anunciado após a cidade ter registrado 191 novos casos da doença em 24 horas. No novo lockdown, restaurantes só poderão comercializar comidas e bebidas para retirada. As escolas também serão fechadas por conta da medida, forçando grande parte dos alunos a acompanhar as aulas virtualmente.   

O aumento de casos em Melbourne motivou o estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso do país, a fechar a fronteira com Victoria.   

A Austrália possui mais de 9 mil casos confirmados da Covid-19 e 109 mortes registradas. No momento, grande parte dos contaminados estão concentrados em Melbourne.   

De acordo com as autoridades do país, a nova onda de contágios teria começado por conta de falhas de segurança em hotéis, que estão recebendo pessoas que chegaram do exterior e precisam cumprir quarentena de 14 dias.(ANSA)