São Paulo, 17 – O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, disse nesta terça-feira, 17, ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que não há razão para o Brasil perder mercados importadores de carne de frango, do ponto de vista sanitário. “Há tempos trabalhamos em excelência de sanidade”, garantiu.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta terça, em entrevista coletiva, em Brasília (DF), que a União Europeia (UE) deve anunciar, entre quarta e quinta-feira, que unidades da BRF e outros abatedouros serão tirados da listas de exportadores para o bloco.
O executivo da Aurora afirmou que este bloqueio pode provocar um reajuste na cadeia produtiva e no mercado e que a Aurora não afasta a possibilidade de conceder férias coletivas para outras unidades, além do frigorífico de Abelardo Luz (SC), já anunciado, a partir de 1º de junho. “Estamos preparados para que isso possa acontecer no próximo semestre”, disse. Ele afirmou, ainda, não ter informações sobre quais outras empresas podem sofrer sanções do bloco.
Canton salientou, no entanto, que espera o restabelecimento dos embarques para o mercado russo – bloqueado para carne suína do Brasil desde 1º de dezembro de 2017 – já no próximo mês.