Aurora e Pamplona também são autorizadas a exportar para Coreia do Sul

São Paulo, 29/9 – A Coreia do Sul habilitou três unidades de Santa Catarina a exportar carne suína para o país. Além da unidade da BRF, em Campos Novos, os asiáticos aprovaram também a da Pamplona Alimentos, em Presidente Getúlio, e da Cooperativa Aurora Alimentos, em Chapecó.

A Agência de Inspeção Sanitária e Quarentena (QIA) da Coreia do Sul publicou na quinta-feira, 28, a lista com as empresas brasileiras habilitadas, todas de Santa Catarina – único Estado brasileiro que hoje é classificado como livre de febre aftosa sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em nota, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, confirmou a informação. “São sinalizações de uma expectativa bastante positiva para o desempenho do setor em 2018”, disse.

Segundo o vice-presidente técnico da ABPA, Rui Eduardo Saldanha Vargas, a confirmação do início das vendas depende agora de definições de detalhes no certificado sanitário brasileiro. “É a última etapa antes da conclusão de uma negociação que temos há anos com as autoridades coreanas”, ressalta.

Conforme a ABPA, o mercado sul-coreano é o quarto maior importador mundial de carne suína. Foi destino de 615 mil toneladas do produto em 2016.