Coluna: Mineração S.A.

Com 10 anos na área de mineração, Gabriel Guimarães é advogado especialista do setor mineral, com atuação em empresas nacionais e estrangeiras.Também com 10 anos de atuação no setor, Eduardo Couto é presidente da Comissão Especial de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente jurídico e institucional do Grupo Cedro Participações e conselheiro do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).

Aura Minerals inicia operações no Rio Grande do Norte

Operação da Aura Minerals
Foto: Divulgação

A Aura Minerals iniciou as operações na mina de ouro de Borborema, no Rio Grande do Norte, após investimento de US$ 188 milhões. A mina deve alcançar entre 33 mil e 40 mil onças ainda em 2025, atingindo uma média anual de 83 mil onças nos primeiros três anos após o ramp-up.

Segundo o presidente e diretor-executivo da Aura, Rodrigo Barbosa, a construção da mina foi concluída em apenas 19 meses, dentro do orçamento, do cronograma, e sem acidentes com afastamento. Borborema é considerada estratégica por seu baixo custo operacional e alta eficiência produtiva.

A mina possui reservas com potencial de produção total de 748 mil onças de ouro ao longo da vida útil e recursos medidos e indicados de aproximadamente 2,08 milhões de onças. O estudo de viabilidade mostrou uma taxa interna de retorno pós-impostos de até 81,4% em cenário alavancado, com custos totais projetados abaixo de US$ 950 por onça produzida. Com informações de Notícias de Mineração.