O partido Avante oficializou a candidatura do escritor e psiquiatra Augusto Cury à Presidência da República nesta segunda-feira (3). A decisão foi tomada durante convenção nacional da legenda, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O nome do candidato a vice-presidente ainda não foi definido, adicionando uma camada de incerteza à chapa.
+ Augusto Cury lança pré-candidatura à Presidência com foco na “pacificação da mente”
O que aconteceu
- O partido Avante oficializou a candidatura de Augusto Cury à Presidência da República.
- Cury defendeu a implementação do semipresidencialismo para a governança do país.
- Negociações para uma possível aliança com o candidato do Novo, Romeu Zema, não prosperaram.
Ao discursar para filiados e dirigentes do Avante, Cury defendeu a necessidade de profundas mudanças no sistema de governo brasileiro. Ele afirmou que, se eleito, pretende propor a adoção do semipresidencialismo, um modelo que busca equilibrar as funções executivas e legislativas para maior estabilidade política.
De acordo com o psiquiatra, nesse formato, o presidente ficaria responsável por funções estratégicas, como a política externa e a segurança nacional, enquanto um primeiro-ministro assumiria a condução da administração do governo no dia a dia. Tal proposta visa a uma gestão mais eficiente e menos centralizada do poder executivo.
Quais os impasses das alianças políticas?
Cury também informou que as conversas para uma eventual composição de chapa com o candidato do Novo à Presidência, Romeu Zema (Novo-MG), não avançaram. Segundo ele, a possibilidade de uma aliança entre os dois partidos está praticamente descartada, evidenciando as dificuldades em formar grandes coalizões neste pleito e a independência das propostas de campanha.
A candidatura de Romeu Zema (Novo-MG) foi oficializada em evento anterior. Romeu Zema oficializa candidatura ao Planalto nesta segunda e deixa vice para agosto, definindo o cenário para o pleito.
O Avante é uma das legendas que estão oficializando suas candidaturas na reta final do calendário eleitoral. As convenções partidárias têm prazo para terminar na próxima quarta-feira (5), enquanto o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral se encerra em 15 de agosto, marcando o fechamento do período para definições partidárias e chapas completas.