Audiência de filho de ‘El Chapo’ é adiada para 6ª feira

A audiência em um tribunal de Chicago, nos Estados Unidos, de Ovidio Guzmán, um dos filhos do cofundador do Cartel de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán, para oficializar sua culpabilidade por narcotráfico foi adiada para sexta-feira (11), segundo documentos judiciais.

Prevista inicialmente para esta quarta-feira (9), a audiência presencial está marcada agora para a sexta-feira, 11 de julho, às 11h locais, acrescenta o documento.

Nela, deve ser oficializada a declaração de culpabilidade que Ovidio assinou de próprio punho no último dia 30 de junho.

No texto, o filho de El Chapo manifesta seu “desejo de se declarar culpado”, o que evitará que ele se sente no banco dos réus em troca de oferecer informação valiosa à promotoria e, eventualmente, conseguir uma condenação inferior à prisão perpétua que seu pai cumpre nos Estados Unidos após um julgamento midiático realizado em 2018.

Ovidio Guzmán, de 35 anos, é acusado de conspirar em uma empresa criminosa continuada, importar e distribuir fentanil, lavagem de dinheiro e uso de armas de fogo.

As autoridades americanas acusam Ovidio, seu irmão Joaquín Guzmán López (também detido em Chicago), e seus meio irmãos Archivaldo Iván e Jesús Alfredo Guzmán Salazar de serem os líderes dos “Chapitos”, uma facção do Cartel de Sinaloa, designado pelo atual governo de Donald Trump como organização “terrorista” global.

af/atm/rpr/am