Com a morte da Rainha Elizabeth II anunciada nesta quinta-feira (8), seu filho Charles, o novo rei e chefe de Estado do Reino Unido, assume a máxima posição dentro da realeza britânica. Com isso, sua esposa Camilla Parker Bowles, a duquesa da Cornualha, se torna rainha consorte.


+ Por que caixões de chumbo são usados no enterro de integrantes da realeza britânica?
+ Os signos com maiores chances de se tornarem milionários
+ Rei Charles III se irrita novamente com caneta ao assinar livro: ‘Eu odeio isso’

“Rainha consorte” é um título dado a esposa de um rei governante, e significa que a esposa de Charles deverá ser chamada de “rainha Camilla”. Contudo, ela se torna uma rainha que não compartilha dos poderes soberanos de seu marido, o rei. O termo se aplica a qualquer posição na nobreza, assim tem-se os termos princesa consorte, príncipe consorte, rainha consorte, rei consorte, imperatriz consorte, etc.

Esse título foi definido pela própria Rainha Elizabeth II ainda em 2005, quando Camilla se casou com o príncipe de Gales. De acordo com a imprensa britânica, Charles sempre manifestou o desejo de que Camilla fosse coroada e ungida como rainha. Uma rainha consorte é coroada da mesma forma que um rei, mas em uma cerimônia mais simples.

Entretanto, Camilla, assim como Charles, nunca foi muito bem vista pela opinião pública, não apenas pela famosa antipatia do marido, mas principalmente por conta do histórico de Lady Di, sempre muito querida pelo público mesmo após 25 anos de sua morte. Camilla foi acusada inúmeras vezes pelos tabloides de ter sido amante de Charles quando ele ainda era casado com a princesa Diana.


+ Príncipe William herda propriedade de 685 anos no valor de US$ 1 bilhão
+ Arana se junta a Romário e Daniel Alves em lista de brasileiros fora de Copas por lesões

O título consorte não é incomum na realeza. O marido da rainha Elizabeth II, Phillip, que morreu em 2021, não tinha o título de rei: ele rejeitou o título de príncipe consorte, oferecido durante os primeiros anos de reinado de Elizabeth II, e manteve o título de duque de Edimburgo.


Veja também: Ucranianos invadem esconderijo russo e 12 morrem durante ação


+ Donos de si, os 5 signos mais independentes do zodíaco
+ Onda criada por erupção de vulcão em Tonga atingiu 90 metros de altura