A argentina Ana Katz veio ao Brasil para acompanhar a projeção de Sueño Florianópolis. O filme é uma delícia. Tem algum parentesco com Benzinho, de Gustavo Pizzi. Problemas de família, a praia. O filme é sobre um casal de argentinos, Mercedes Morán e Gustavo Garzón, que vem passar as férias no Brasil. São psicanalistas no país de origem. Estão em processo de separação.

No Brasil, encontram outro casal – formado por Marco Ricca e Andréa Beltrão. Rolam algumas histórias de sexo, e tem também ‘as crianças’, que, na verdade, são adolescentes, atolados nos próprios problemas. Ana Katz, além de dirigir, escreveu o filme com seu irmão. Fizeram um belíssimo trabalho – rico em nuanças, em observações humanas e sociais.

Para o público brasileiro que adora o cinema argentino por suas histórias de classe média, Sueño Florianópolis será um regalo. Uma história que poderia ser triste – as pessoas descobrem sua solidão, o desabar dos sonhos – ganha um encanto todo especial. E as atrizes, Mercedes e Andréa, não são menos que excepcionais. Na última cena delas, o não dito, os olhares, os gestos, impressionam mais que as palavras banais.

Sueño Florianópolis

(Argentina/2018, 104 min.)Dir. de Ana Katz, com Gustavo Garzón, Mercedes Morán, Marco Ricca

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.