A 17ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP16), aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de junho na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos Estados Unidos.

A conferência reuniu representantes de diversos países, organizações internacionais e entidades da sociedade civil. A programação contou com vários painéis, palestras e debates abordando temas cruciais como acessibilidade, inclusão social, participação política e econômica das pessoas com deficiência e os desafios enfrentados na implementação dos direitos estabelecidos pela convenção.

Nos dias 12 e 13 de junho, a delegação brasileira participou de três mesas-redondas temáticas: “Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas”; “Pessoas com deficiência em situações de risco e emergências humanitárias”; e “Cooperação internacional para promover inovações e transferências tecnológicas”.

“A nossa participação na Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP/ CDPD), nos permitiu aprender com outros países e organizações que também trabalham em prol dos direitos das pessoas com deficiência. É um evento muito importante que ocorre anualmente na ONU.

Queremos trazer novos conhecimentos e ideias para continuarmos aprimorando nosso trabalho e buscando soluções efetivas para os desafios enfrentados pela comunidade de pessoas com deficiência no Brasil”, afirma Fabiana Duarte, Diretora do Instituto Simbora Gente, uma das instituições selecionadas para compor a delegação brasileira no evento.

E na reunião de delegação junto ao comitê brasileiro, Samanta Quadrado, se apresentou como Autodefensora do Instituto Simbora Gente. “Que honra, orgulho e alegria fazer parte desse momento! Quero representar o Brasil de forma significativa e positiva, promovendo a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, nacionalmente e agora também internacionalmente.”