Depois de quase uma década de experiências internacionais, a atriz Paula Lafayette está prestes a retornar ao Brasil, e com um objetivo claro: reconectar-se com sua língua, sua cultura e sua identidade artística. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria e especializada em atuação para TV e cinema pela The New York Film Academy, a artista acredita que este é o momento de transformar toda a bagagem adquirida no exterior em novas histórias brasileiras.
“Hoje sinto uma necessidade muito forte de voltar ao Brasil, ao meu país, onde acredito que minha voz, minha trajetória e minha identidade possam encontrar espaço para se expressar com mais verdade, complexidade e liberdade”, afirma Paula.
Sua trajetória fora do país começou em 2015, quando integrou a série australiana “Wonderland” (Fremantle Media). No ano seguinte, mudou-se para Los Angeles, onde viveu durante seis anos, participando de grandes produções e intensificando sua formação técnica. Entre os trabalhos, destacam-se a série “The Purge” (USA Network, 2019) e a superprodução da Netflix “Vikings: Valhalla” (2024).

Paula Lafayette em ação na série ‘Vikings: Valhalla’ – Foto: Reprodução
Na Europa, atuou na segunda temporada da comédia irlandesa “The Dry” (2024), indicada ao BAFTA, e integrou produções portuguesas como “A Travessia” (2025) e a série “Faro” (2025), dirigida por Joaquim Leitão. Nesta última, deu vida a Leila, uma jovem do Rio Grande do Sul que se muda para Faro e trabalha em uma casa de sadomasoquismo comandada por Marta Reis (Tainá Müller), personagem com quem desenvolve uma relação intensa e cheia de tensão emocional.
Sobre esse período, Paula destaca os aprendizados: “Essa trajetória me trouxe um enorme aprendizado, tanto pessoal quanto profissional: me desafiou em diferentes idiomas, me colocou em contato com formas variadas de atuação, ampliou muito o meu olhar artístico e me ensinou sobre as diferenças entre os mercados de trabalho. Sou muito grata pelas oportunidades que tive em cada um desses países, pois todas contribuíram para a minha formação e trajetória”.
Agora, de volta ao Brasil, Paula Lafayette se prepara para compartilhar toda essa experiência acumulada no exterior, abrindo um novo capítulo de sua carreira — desta vez com a missão de contar histórias brasileiras, em sua língua materna, e em diálogo direto com o público nacional.
Ver essa foto no Instagram