Kristen Bell, atriz norte-americana, afirmou ter se sentido “explorada” após saber que seu rosto estava sendo usado em vídeos pornográficos deepfake. “Eu fiquei simplesmente chocada. Porque este é o meu rosto, ele pertence a mim”, afirmou à plataforma de conteúdo Vox.

Leia mais:
“Não sabia se gostava de homem”, diz Kevinho sobre medo de ‘chegar’ em namorada
Neymar pode ter passaporte apreendido após confusão com ex-padrasto

Mundialmente conhecida por trabalhos no cinema e na TV, como a série ‘The Good Place’, ‘The Cleveland Show’, ‘Gossip Girls’, entre outras, Bell ficou sabendo do crime através do marido, Dax Shepard, que havia sido alertado pelo amigo Ashton Kutcher. “A propósito, existem essas coisas que chamamos de deepfakes e sua mulher está em uma delas”, disse o ator a Shepard.

A atriz ainda comentou sobre a dificuldade de punir os responsáveis, e lamentou o ocorrido. “Estamos passando por essa longa discussão sobre consentimento ou não consentimento. Mesmo que esteja identificado que ‘não é exatamente ela [nesse vídeo]’, é difícil pensar sobre isso”, disse. “Gostaria que a internet fosse um pouco mais responsável e um pouco mais gentil”, completou.

Os vídeos deepfakes são aqueles que programas de computador são usados para “capturar” a face de uma pessoa e posteriormente “coloca-la” sobre rosto de outra pessoa, incluindo até expressões faciais. Geralmente é usado nos famosos memes da internet.