A atriz Franciely Freduzeski fez um longo desabafo no seu Instagram sobre situações constrangedoras que vive por conta do diagnóstico de fibromialgia, desde 2018. A artista gravou um vídeo em um aeroporto criticando a forma como é tratada pelas pessoas, especialmente pelos idosos, quando faz uso da fila preferencial.

A fibromialgia é uma doença crônica pode apresentar dor nos músculos e ossos, além de fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e paralisia nas extremidades, entre outros sintomas. Por isso, tem o direito, por lei, a filas e vagas de estacionamento preferencial.

Franciely reforçou que faz o uso do Cordão de Girassol, que é um símbolo que identifica pessoas com deficiência, que podem ser físicas, sensoriais, intelectuais, e doenças não aparentes, como por exemplo a Doença de Crohn, colite ulcerosa, epilepsia, fobias extremas, neurodivergências, esquizofrenia, esclerose múltipla, lúpus e fibromialgia.

+ Entenda a fibromialgia, doença sem cura que acomete a atriz Franciely Freduzeski
+ Ex-atriz da Globo critica feminismo e diz não ver problemas da mulher ‘servir’ ao marido

“Gente, vou fazer um vídeo sobre um incidente que acabei de passar no aeroporto e estou cansada de passar por isso. Tenho prioridade, por lei, tenho laudo [médico], tenho um monte de coisa. E sou super maltratada todas as vezes porque estou inteira, não estou rasgada, não estou sangrando. E sou super maltratada, principalmente pelos idosos. Porque eles acham que são mais velhos e têm direito e só eles têm direito”, começou.

“E aí hoje uma moça veio discutir comigo. Tinha uma fila de mais de 10 pessoas atrás de mim, ela veio na minha frente e me pediu desculpa por entrar na minha frente. Falei: ‘Minha senhora, a senhora não tem que pedir desculpa para mim, a senhora tem que pedir desculpa para uma fila inteira’. E ela falou para mim o seguinte: ‘Não tenho que pedir desculpa para ninguém, muito menos a você que não tem nada’. Aí falei: ‘Tenho, sim, tenho laudo e tenho fibromialgia'”, disse.

“Aí a moça que estava com ela, que é responsável por ela, que é o que mais me admira, uma moça jovem, entendeu? Ela fala assim: ‘Você tem fibromialgia? Nossa! Imagina! Por quê?’ Porque estou inteira? Porque me visto bem? Porque me cuido? Tenho que ficar acabada? Tenho que ficar mais ainda chorando dentro de casa e acabar com a minha vida? Gente, chega disso! Que palhaçada!”, continuou.

“Sou super maltratada pelas pessoas e, principalmente, pelos idosos. Está na hora de idoso também começar a ler sobre o que é fibromialgia e parar com essa palhaçada de olhar para a pessoa jovem e ficar enchendo o saco e dizendo que a gente não tem nada. Estou cansada! Sou super educada, sou uma pessoa que trato muito bem os idosos, quero trabalhar com eles, respeito super, mas o tempo todo sou maltratada”, finalizou.

Veja o vídeo completo: