Atriz da 1ª versão de ‘Vale Tudo’, Lídia Brondi deixou carreira artística para trás

Intérprete de Solange Duprat na novela exibida em 1988, ela trabalha atualmente como psicóloga

Reprodução/TV // Reprodução/Instagram
Lídia Brondi Foto: Reprodução/TV // Reprodução/Instagram

Um dos maiores nomes da atuação entre os anos 1970 e 1990, Lídia Brondi voltou a chamar atenção do público três décadas após se afastar da carreira artística para sempre. A ex-atriz foi responsável por interpretar Solange Duprat na versão original de “Vale Tudo”, novela que ganhou um remake pela TV Globo neste ano.

+ ‘Vale Tudo’: Solange enfrentará Odete Roitman e recusará proposta para manipular Afonso

Aos 64 anos, Lídia atua hoje como psicóloga e leva uma vida longe dos holofotes. Com formação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), também atua como membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e tem seu próprio consultório na região do Itaim Bibi, bairro nobre na capital paulistana.

Ela é casada com o ator Cássio Gabus Mendes, seu ex-colega de elenco, desde 1991. Curiosamente, os dois interpretaram casais na televisão brasileira em duas ocasiões: Solange e Afonso Roitman em Vale Tudo (1988) e Fernanda e Doca em Meu Bem, Meu Mal (1990). Essa segunda, inclusive, foi o último folhetim da atriz.

Apaixonado, Cássio também é o responsável por compartilhar as raras atualizações sobre a esposa nas redes sociais. No dia dos namorados de 2024, chegou a publicar uma declaração à amada com foto e tudo: “Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção”.

Despedida da TV

Lídia nunca revelou o motivo de abandonar a carreira na atuação, mas explicou que “depois da TV, descobriu uma série de coisas para as quais não tinha tempo”. Na época de seu afastamento da TV, chegaram a surgir rumores de que ela teria desistido das artes por causa de problemas de saúde como Aids e Síndrome do Pânico, especulações negadas pela família da ex-atriz.

+ Elenco masculino de ‘Vale Tudo’ articula manifesto após denúncias contra Cauã Reymond

“Sei que é inevitável falarem de mim, tanto por causa da minha carreira na televisão quanto por ser casada com um ator, mas essa exposição compromete o meu trabalho como psicóloga. É ruim para mim, um assunto que ficou para trás”, afirmou em 2014 à IstoÉ.

Em 2017, Cássio chegou a falar sobre a decisão da esposa no “Domingão do Faustão”: “A vida conspira em determinados momentos e não é por acaso. Não foi nada determinante, não houve uma razão muito clara. É muito mais o momento da vida que te leva. Foi uma coragem muito grande, sem dúvida nenhuma”.

Convite para “Vale Tudo”

Recentemente, a interprete de Solange Duprat fez uma raríssima aparição pública para prestigiar o marido na estreia do espetáculo “Uma Ideia Genial”, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, em 24 de janeiro, após recusar o convite da “TV Globo” para uma ara uma participação no remake com Bella Campos.

O currículo de trabalhos de Lídia conta também com: “Dancin’ Days” (1978), “Baila Comigo” (1981), “Roque Santeiro” (1985) e “Tieta” (1989).