A atriz Cristina Pereira, de 74 anos de idade, revelou pela primeira vez publicamente ter sido vítima de estupro quando tinha 12 anos. A declaração aconteceu durante o debate do filme “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert, no Festival de Cinema de Gramado. no domingo, 11.

Ao comentar uma cena de assédio sexual do longa, a comediante relatou que a agressão sexual aconteceu quando ela estava a caminho da escola.

“Cheguei no colégio com o uniforme aberto e ninguém se preocupou, só queriam saber porque eu estava chegando atrasada. Quando o Candinho (personagem do filme vítima de assédio) chora, sou eu que choro e são muitas meninas de 12 anos, como aquela menina que estava a caminho do colégio e mataram aquela menina”, disparou.

“Aconteceu comigo, mas está acontecendo agora com muitas meninas. Estava entrando na puberdade, nem tinha ficado menstruada. Eu não sabia nada sobre sexo, não sabia o que aquele homem tinha feito comigo, uma coisa horrível. Na minha época não tinha educação sexual nas escolhas. E essa turma do boi, da bíblia e da bala não querem que as crianças saibam”, completou.

Durante o relato da atriz, muitas pessoas que estavam no local se mostraram tocadas. Algumas colegas de elenco, inclusive, choraram. O debate foi interrompido por alguns instantes, mas retomado depois que a atriz optou por permanecer na sala.

O filme faz uma crítica ao patriarcado e às estruturas de poder que propõe uma inversão de gênero em seus protagonistas. São as mulheres que “dominam o mundo” e ditam as regras, neste caso.