São Paulo, 14 – O atraso na colheita do milho de 1ª safra e no plantio do cereal de segunda safra no Brasil vem mantendo os preços firmes no mercado interno, aponta a Scot Consultoria em nota. As condições climáticas menos favoráveis nesta temporada, marcada por excesso de chuvas, retardam os trabalhos no campo, diz a consultoria. Além disso, vendedores estão “mais retraídos” e oferecendo menos lotes no mercado à vista.

A saca de 60 quilos na região de Campinas (SP) está cotada a R$ 32 para entrega imediata, sem o frete, alta de 1,6% em comparação com a média de janeiro, segundo a Scot. Em relação a igual período do ano passado, porém, o valor é 10,4% inferior.

Para o curto e médio prazos, há expectativa de clima mais favorável à colheita da safra de verão no Paraná e na região central do Brasil, assim como ao cultivo da safrinha de milho. “Se os trabalhos no campo de fato avançarem (com aumento da oferta interna), a tendência é de que as cotações caiam no mercado brasileiro”, disse a Scot.