Atos pró-Palestina e pelo cessar fogo na Faixa de Gaza aconteceram em diversas capitais do mundo neste sábado, 2, inclusive na capital paulista, no que foi chamado de Dia de Ação Global por Gaza.

O ato em São Paulo se concentrou na Praça Oswaldo Cruz, no centro da cidade. As manifestações de solidariedade aconteceram dois dias depois de mais de 100 civis serem assassinados enquanto estavam em volta de um caminhão de ajuda humanitária em Gaza. O Hamas acusa o exército israelense pelo massacre. Já o exército afirma que as pessoas morreram atropeladas e pisoteadas. 

+Hamas reporta 11 mortos em bombardeio israelense perto de hospital

Outras capitais também tiveram atos 

O dia foi marcado por atos em várias capitais ao redor do mundo. Manifestantes se reuniram em Viena, Tóquio, Nova York, Copenhague, Paris, Berlim para pedir um cessar fogo na região. 

Observadores da ONU afirmaram que encontraram vários feridos a bala em hospitais ao norte da faixa de Gaza que estavam próximos da região onde estava a ajuda humanitária. 

EUA enviam ajuda para a região  

Três aviões militares de carga americanos, em colaboração com a Jordânia, lançaram alimentos na Faixa de Gaza neste sábado, 2 confirmaram porta-vozes militares. 

Os aviões lançaram “66 pacotes no total de refeições sem carne de porco”, explicou o responsável pela operação, acrescentando que ainda não tem números sobre a tonelagem total lançada.