O filme “Ainda Estou Aqui” fez história no cinema mundial em 2025 ao conquistar o Oscar inédito de Melhor Filme Internacional para o Brasil e acumular quase 40 prêmios nacionais e internacionais.
Além do grande sucesso de bilheterias, agora o longa-metragem de Walter Salles, protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, chega à plataforma Globoplay neste domingo, 6, para quem não teve a oportunidade de assisti-lo nas telonas.
Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” conta a história real da família Paiva, que viveu o desaparecimento de Rubens Paiva nos anos 1970, quando o Brasil enfrentava o endurecimento da ditadura militar.
+ Saiba os detalhes que levaram ‘Ainda Estou Aqui’ a ser indicado ao Oscar 2025
Eunice, sua esposa, representada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, inicia a busca pela verdade sobre o destino de seu marido e é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus cinco filhos.
Em entrevista à IstoÉ Gente, Valentina Herszage e Antonio Saboia contam sobre os bastidores do filme e relatam a emoção da conquista do maior prêmio de cinema do mundo.
“É uma sensação tão inédita dentro de mim, porque a gente fez o filme tão pé no chão e tão concentrados, com tanta paixão. A gente nunca imaginou que fosse chegar ao Oscar, acho que eu ainda estou digerindo essa conquista e apreciando também esse processo”, relata a atriz, que interpretou Vera Rubens Paiva, a Veroca, primogênita de Eunice e Rubens.
Veroca em cena tensa de “Ainda Estou Aqui” – foto: Alile Dara Onawale
Já Saboia, que deu vida a Marcelo Rubens Paiva na fase adulta, conta que sentia durante as filmagens que “Ainda Estou Aqui” era uma produção diferente das demais.
“Não existe uma fórmula para garantir que um filme será grandioso, mas quando se tem um bom roteiro, um diretor como o Walter e um elenco comprometido, a chance de algo especial acontecer é grande. Nosso foco sempre foi em contar essa história da forma mais verdadeira possível, sem projetar expectativas sobre o que poderia vir depois, mas era impossível não sentir que algo potente estava rolando ali”, diz o ator, que vê a estreia do longa no streaming como algo grandioso.
“É sem precedentes. Acredito que vai movimentar tanto as pessoas que não conseguiram ver o filme no cinema quanto aquelas que querem revê-lo após a vitória histórica. Além disso, torna a experiência mais acessível para muita gente. Vai ser bonito ver o filme chegando à casa das pessoas”, destaca.
Antonio Saboia chega na história da família Paiva depois do acidente de Marcelo, que o deixou tetraplégico. Ao ser questionado sobre a composição da personagem nessa fase da vida do escritor, o ator afirma que apesar de manter contato com ele, optou por não criar muita aproximação para não atrapalhar o trabalho.
“Walter Salles fez a ponte entre nós na época. Fui visitar Marcelo em sua casa, em São Paulo, e ele foi extremamente generoso, me deixando à vontade para perguntar o que fosse necessário”, relata.

Antonio Saboia, Fernanda Torres e Olívia Torres em “Ainda Estou Aqui” – foto: Alile Dara Onawale
“A única coisa que me pediu foi para não fazer uma mímica dele, o que, claro, não era minha intenção. Eu estava mais preocupado em captar algo de sua essência. Depois disso, nos encontramos poucas vezes. Tentei evitei criar um laço afetivo muito próximo para não me intimidar e nem inibir o processo criativo”, destaca.
Já Valentina buscou inspirações externas para compor a Veroca. Segundo a atriz, Gal Costa (1945-2022) foi a sua principal referência e explica o motivo:
“Foi muito importante entender o que significava ser jovem nos anos 1970, ser uma pessoa ligada aos questionamentos àquela época sobre a política. Uma pessoa que estava interessada no mundo, no que vinha de fora, no que era produzido aqui dentro… em Caetano [Veloso], [Gilberto] Gil, Gal, David Bowie”.
“Minhas referências foram muito pautadas em músicos e no cinema também, dos anos 1960, naquele que as pessoas já assistiam no Brasil. O figurino da Claudia Kopke me ajudou muito nessa construção. A gente ficou pegando sol durante muitos meses, para pegar um bronze. Eu fui me preenchendo de referências e de intuições também sobre o que era ser jovem naquela época”, detalha a atriz.
Valentina e Saboia aproveitaram a ocasião para destacar os pontos altos do entrosamento do elenco. Enquanto a atriz fez parte da primeira fase do filme, o ator participou da reta final da história.

Família Rubens Paiva reunida em fase final de “Ainda Estou Aqui” – foto: Alile Dara Onawale