O ator Terry Jones, comediante e fundador de Monty Python, morreu aos 77 anos. A informação foi confirmada pela rede britânica BBC. O integrante da famosa trupe de comédia britânica faleceu na noite desta terça-feira (21) ao lado de sua esposa Anna Soderstrom.

Terry travava uma batalha, desde 2016, contra um tipo raro de demência, conhecido como DFT (demência frontotemporal). A família informou que a ator recebeu constantes visitas de amigos e dos familiares próximos.

“Todos nós perdemos um homem gentil, engraçado, caloroso, criativo e verdadeiramente amoroso. Cuja individualidade intransigente, intelecto implacável e humor extraordinário deram prazer a inúmeros milhões de fãs ao longo de seis décadas”, informou a família.

“Seu trabalho com Monty Python, seus livros, filmes, programas de televisão, poemas e outros trabalhos viverão para sempre, um legado adequado para um verdadeiro conhecedor.”

Jones dirigiu diversos trabalhos de comédia, como o filme “A vida de Brian”, de 1979, sobre um homem confundido com o Filho de Deus, o que provocou críticas da Igreja.

O ator também era conhecido por suas performances como mulher na série de televisão “Flying Circus de Monty Python”.

Na nota, a família agradece a equipe médica que cuidou do ator e ressalta a esperança de que um dia seja encontrada a cura para a doença que acometeu Jones.

“Pedimos que nossa privacidade seja respeitada nesse momento delicado e agradecemos que tenhamos vivido na presença de um homem extraordinariamente talentoso, brincalhão e feliz, vivendo uma vida verdadeiramente autêntica”, conclui o comunicado da família.