08/11/2022 - 11:10
O ator Rafael Delgado pode ser visto atualmente em seu principal papel na carreira até hoje. Ele dá vida ao personagem André Nonato, vulgo ‘Primeira Dama’, na nova série da Amazon Prime Video, ‘Eleita’, estrelada por Clarice Falcão. A série se passa em um futuro distópico, no qual o Estado do Rio de Janeiro cai aos pedaços. Nesse cenário, Fefê Pessoa, uma influenciadora digital com aversão a responsabilidades, decide se candidatar a governadora de brincadeira e acaba sendo eleita.
A trama central do personagem percorre o seu romance com a governadora, que propõe que ele seja sua Primeira Dama, inicialmente de fachada, o que acaba fazendo com que André comece a nutrir um grande amor por ela.
“Quando soube que faria a Primeira Dama, fiquei extremamente feliz. Achei a trama divertidíssima, assim como contracenar com a Clarice. Sinto que tivemos uma ótima conexão na construção do “romance” entre os personagens. Ao receber o roteiro tratei de me dedicar ao máximo nos estudos para compor esse personagem da melhor forma possível”, afirma o ator.
“No meu ponto de vista, existiam dois lados bastante desafiadores em sua construção. Primeiro por ele ser um cara “sem noção” em alguns comentários e mesmo assim tentar fazer com que ele seja querido pelo público. Segundo, por se tratar de um personagem com uma certa ingenuidade, o que “mal feito” poderia cair numa chatice. Com o tempo de estudo e o direcionamento dos criadores da série (Clarice Falcão e Célio Porto) pude encontrar um lugar de atuação que me senti satisfeito. O episódio 6 foi o mais desafiador, por se tratar de um musical. Tive que fazer aulas de canto e dança, algo que me tirou totalmente da zona de conforto, pois não estava acostumado”, completa.
Para Rafael, “Eleita” é o retrato vivo da política atual, não só no Brasil, mas como no mundo todo também.
“Infelizmente, pessoas que não têm nenhum preparo político como a Fefê, estão assumindo cargos importantes. Os criadores da série conseguiram unir uma ótima sátira política – fazendo os telespectadores rirem, mesmo que seja de nervoso – além de levantarem questionamentos importantes sobre o universo político para nossa sociedade. Isso pra mim é fascinante. Utilizaram uma linguagem acessível para conquistar o grande público e fazê-los refletir”, analisa o ator.
Rafael Delgado coleciona algumas participações na carreira, entre elas a série “Dom”, também do Prime Video, como Joaquim Nabuco em “Nos Tempos do Imperador”, na Globo, e no longa “O Livro dos Prazeres”, baseado na obra de Clarice Lispector, que está em cartaz nos cinemas.
O ator conta que desde criança sempre consumiu muito audiovisual. Ainda adolescente, deu início ao sonho de ser ator, começou a fazer cursos e desde então nunca mais parou de estudar. Delgado completou um curso profissionalizante e emendou na faculdade UNIRIO, onde formou-se em bacharelado de atuação cênica.
Mas a paixão na área artística vai além da carreira de ator. Por gostar de escrever roteiro, se profissionalizou na escola de roteiro Roteiraria, em São Paulo, além de ter feito diversos cursos livres. Na pandemia, escreveu e co-escreveu dois curtas-metragens, “Algoritmo” e “INT.”, que foram finalistas de um festival no Reino Unido chamado Lift-Off Global Network. Atualmente, ele tem outros roteiros em processo de produção.