05/11/2024 - 16:18
Após passagem rápida pelo Brasil para a estreia de Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, no Festival de Gramado, o ator Ivo Müller foi convidado para representar o filme nos Estados Unidos, na exibição no New York Brazilian Film Festival, no dia 10 de novembro. No filme, Ivo Müller interpreta o antagonista Marcelo, rival do protagonista interpretado por Gabriel Leone. Barba Ensopada de Sangue também ganhou sessões na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, como Entrelaços, de Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira, onde encarna um psicopata e para o qual se preparou com os atores da Actor’s Gang de Los Angeles, a companhia de teatro de Tim Robbins.
Outro trabalho do ator que está reverberando nos Estados Unidos é o curta-metragem Eu Tenho Uma Voz, no qual, além de atuar, Ivo é produtor associado. O filme está na competição de curtas do LABRFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, com exibição em 6 de novembro. A proposta do filme é a criação de um espaço seguro para se falar de traumas relacionados ao abuso sexual. “Fui chamado para fazer o curta como ator, e por achar o tema uma causa urgente e relevante, entrei como produtor associado, com o objetivo de fazer o filme circular mais. A estreia nos EUA é uma primeira vitória”, conta Ivo.
Nos EUA, além da participação no longa Proof Sheet, de Richard Kilroy, que estreou em 2023, Ivo produziu e é o protagonista do curta The Professor, produção norte-americana onde interpreta um professor universitário. “O diretor é americano, escreveu um personagem que se chama Bob imaginando um ator dos EUA, mas quando decidimos que eu ia fazer, pedi para deixar o personagem internacional, pensando sempre na representatividade brasileira no exterior, um personagem num lugar que é fora do estereótipo do Latino que sempre faz criminoso”, diz.
E no teatro, Ivo está ensaiando seu solo Rilke – One Million Words, já encenado em português e que agora ganha versão em inglês. As premissas do novo solo são justamente identidade e língua, já que, como Rilke, um poeta checo que nunca falou sua língua natal, Ivo Müller é um ator brasileiro que vai atuar numa segunda língua. A peça tem estreia prevista para janeiro de 2025, em Nova York.