O ator mirim que interpretou Anakin Skywalker no filme “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma” está internado em um centro de reabilitação psiquiátrica nos Estados Unidos. Jake Lloyd, de 35 anos de idade, foi diagnosticado com transtorno de bipolaridade e esquizofrenia paranoide, segundo entrevista de Lisa Lloyd, mãe do indivíduo. As informações são da revista People.

+ Baby Yoda terá filme próprio na franquia Star Wars

+ Pesquisadores descobrem planeta idêntico a de Star Wars

O homem apareceu ainda quando criança no primeiro filme dos “prequels” da franquia Star Wars interpretando Anakin Skywalker, personagem que veio a se tornar Darth Vader futuramente, enquanto ainda era jovem. A obra cinematográfica completa 25 anos em junho.

Lisa Lloyd aproveitou a ocasião para comentar a situação de saúde mental do filho. Conforme a mãe, o ator começou a apresentar os primeiros sintomas de problemas psicológicos quando ainda estava no ensino médio. “Ele começou a falar sobre ‘realidades’. Não sabia em que realidade estava. Eu não entendi o que ele quis dizer”, contou.

Em determinado momento, Jake Lloyd chegou a dizer para a mãe que não faria os deveres de casa já que não sabia em que realidade estava. Após consultas, o ator foi diagnosticado com transtorno de bipolaridade e, apesar de tomar os remédios prescritos, nada parecia mudar o estado mental do indivíduo.

Em 2007, Jake Lloyd se formou e seguiu a vida acadêmica na Universidade Columbia College Chicago. Entretanto, o ator começou a faltar em muitas aulas e disse estar sendo perseguido por pessoas. A mulher contou que o filho alegava ver indivíduos de “olhos negros” o vigiando durante a noite, além de ter conversas com um apresentador de programa de TV.

Posteriormente, o ator foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide. “Quando eles (médicos) disseram isso para ele (Jake Lloyd), isso o colocou em uma depressão bem pior”, explicou Lisa, complementando que o filho não aceitava tomar medicação porque não acreditava que havia algo de errado.

Em 2015, Jake Lloyd causou uma perseguição policial passando por várias cidades e teve seu carro destruído no processo. Enquanto a mãe procurava um advogado, o filho não atendia as ligações. Lisa complementa a história dizendo que, em uma ocasião, o ator chegou a entrar em contato com ela relatando que havia sido baleado, algo que se tratava apenas de uma alucinação.

Jake Lloyd está internado em uma clínica de reabilitação de saúde mental há dez meses. O ator foi levado ao local após desligar o carro em meio a uma avenida de três pistas e as autoridades foram chamadas durante um surto psicótico em março de 2023.

Apesar disso, Lisa conta que o filho está indo melhor do que ela esperava. “Está um pouco mais social. Apesar de muitos acreditarem que Jake não gosta de Star Wars, a mãe afirma o contrário. “Ele ama todas as coisas novas de Star Wars”, concluiu.