Começou nesta terça-feira (8) a seletiva que definirá a seleção brasileira de atletismo na Paralimpíada de Tóquio (Japão). No primeiro dia do evento, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, dois velocistas estabeleceram marcas para representar o país nos Jogos: Christian Gabriel da Costa e Thomaz Moraes. Eles aguardam o fim da seletiva, no próximo dia 19, e a convocação pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para confirmarem as vagas.
As disputas prosseguem nesta quarta-feira (9), a partir das 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no canal do YouTube do CPB e na página oficial da entidade no Facebook. Até sábado (12), a seletiva é voltada aos velocistas. A partir da próxima terça (15), será a vez dos atletas de provas longas e de campo, além do salto em distância.
!@loteriascaixa @BraskemSA pic.twitter.com/82HCnDzkCC— Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB (@cpboficial) June 8, 2021
O atletismo brasileiro pode ter até 54 representantes em Tóquio. Além de Petrúcio, outros 12 atletas já estão com vaga assegurada graças ao título mundial há dois anos: Daniel Martins (classe T20, deficiência intelectual), Jerusa Geber, Lucas Prado, Thalita Simplicio, Júlio César Agripino, Alessandro Rodrigo (todos T11, cego total), Rayane Soares (T13, baixa visão), João Vitor Teixeira (F37, paralisia cerebral), Beth Gomes (F52), Claudiney Batista (F56), Cícero Valdiran (F57) e Thiago Paulino (F57). Os quatro últimos competem em cadeira de rodas.