Atletismo dá ouro ao Brasil e Daniel Dias conquista 19ª medalha
O Brasil comemorou uma dobradinha no pódio dos 100m rasos da classe T47 do atletismo, neste domingo nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, com o ouro de Petrúcio Ferreira e o bronze de Yohansson Nascimento, enquanto o nadador Daniel Dias garantiu sua 19ª medalha olímpica.
Na prova dos 100 m peito classe SB4, Daniel fez prova disputadíssima com o chinês Junsheng Li e acabou perdendo na batida de mão, terminando a prova com tempo de 1:36.13, apenas 17 centésimos atrás do adversário.
Com isso, o brasileiro teve que se contentar com a prata, sua 4ª medalha nos Jogos Rio-2016 e a 19ª na carreira paralímpica. A meta de Daniel é chegar a marca de 24 medalhas conquistadas na carreira em Jogos Olímpicos.
No Rio, o nadador, que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, ainda disputará três provas individuais: 50 m livre, 100 m livre e 50 m costas da classe S5.
Por equipes, o brasileiro encara a disputa dos revezamentos 4x100m livre masculino 34 pontos e 4x100m medley masculino 34 pontos.
– Dobradinha no atletismo –
No atletismo o Brasil pôde comemorar diversos pódios.
Um dia depois de bater o recorde mundial da prova nas eliminatórias, Petrúcio Ferreira correu ainda mais rápido na final e cruzou a linha de chegada na primeira colocação com tempo de 10.57 segundos, dez centésimos mais rápido que a marca anterior.
Os brasileiros, porém, foram surpreendidos pela ótima largada do polonês Michal Derus, que dominou os primeiros metros. Na metade final da prova, Petrúcio mostrou quem era o recordista mundial e deixou o europeu para trás.
Yohansson Nascimento também se recuperou na prova e acabou chegando com o mesmo tempo de Derus (10.79 s), mas os árbitros deram a prata para o polonês após analisar a foto da chegada.
Esta foi a primeira medalha do jovem Petrúcio nos Jogos Paralímpicos. Já Yohansson tem na careira um ouro, duas pratas e um bronze conquistados em Pequim-2008 e Londres-2012. Os dois voltaram à pista do Estádio Olímpico para competir nos 400 m e no revezamento 4×100 m.
Na sessão noturna, a responsável por colocar o Brasil novamente no pódio foi Teresinha de Jesus, que ficou com o bronze nos 100 m classe T47.
A veterana de 35 anos correu a distância em 12.79 s, ficando atrás apenas da americana Deja Young (11.93 s) e da polonesa Alicja Fiodorow (12.46 s).
As medalhas obtidas por Petrúcio, Yohansson e Terezinha aumentam para 12 a soma de pódios do Brasil no atletismo nos Jogos Paralímpicos Rio-2016. São cinco ouros, três pratas e quatro bronzes.
am
Veja também
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua