O cubano Juan Miguel Echevarría, um dos favoritos ao título no salto em distância dos Jogos Tóquio 2020, se classificou neste sábado (31) com quase nenhum desgaste físico para a final, com um primeiro voo de 8,50 metros, o que bastou para garantir seu lugar.

Para entrar na final, era necessário atingir os 8,15m, ou conseguir uma das 12 primeiras posições da fase de classificação. Echevarría completou com tranquilidade o primeiro requisito e deu por cumprida sua missão.

Os 8,50 metros alcançados pelo saltador de Camaguey também são sua melhor marca nesta temporada, que até então era de 8,38m.

Perto de completar 23 anos e tendo sua melhor marca pessoal em 8,68 m desde 2018, Echevarría enfrenta seu primeiro desafio olímpico, após seu surgimento nos últimos anos.

Em 2019, foi campeão pan-americano e conquistou o bronze no Mundial de Doha, edição à qual chegou como grande favorito. Um ano antes, havia sido campeão mundial indoor em Birmingham (Reino Unido).

Ele se confirma, assim, como a principal chance de ouro de Cuba no atletismo de Tóquio-2020, junto com a lançadora de disco Yaimé Pérez, atual campeã mundial e classificada para a final de sua prova apenas algumas horas antes.

Já Denia Caballero, campeã mundial no lançamento de disco em 2015, prata mundial em 2019 e bronze olímpico em 2016, foi eliminada na rodada de classificação de sua prova.

Tanto a final do salto em distância masculino quanto o lançamento do disco feminino acontecem na próxima segunda-feira (2).

dr/psr/tt