Com o objetivo de reconhecer título conquistado em 1937 como Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG já enviou dossiê para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aguarda o parecer da entidade comandada pelo presidente Ednaldo Rodrigues. A intenção da diretoria do galo é que o assunto seja resolvido ainda neste mês.

O título em questão é de “campeão dos campeões” de 1937, que o clube mineiro deseja que tenha o mesmo reconhecimento que as edições de Taça Brasil e o Robertão, competições que foram consideradas como título do Brasileirão pela CBF em 2010.

O material enviado para avaliação possuí artigos e recortes de jornais da época da conquista. No torneio, o galo venceu o Fluminense, Rio Branco e Portuguesa e partidas de dois turnos e acabou sendo campeão pela Federação Brasileira de Football (a extinta FBF, que foi fundida à CBD, antecessora da CBF).

Nesse sentido, o Atlético espera o reconhecimento o quanto antes para comemorar os 114 anos do clube e dar aos atleticanos o status de tricampeão brasileiro como presente.

Conforme apuração do GE, o departamento técnico da CBF demonstrou ser favorável ao reconhecimento. No entanto, para que o título tenha de fato o valor de Campeonato Brasileiro, os departamentos jurídico e histórico da entidade devem dar o sinal positivo.