O Atlético-MG volta a campo nesta quarta-feira, às 20h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte, para enfrentar o Fortaleza, em partida adiada da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo coloca frente a frente duas equipes em momentos distintos: o time mineiro busca se aproximar do G-7 e manter viva a chance de disputar a Copa Libertadores 2026, enquanto o visitante tenta escapar do rebaixamento.
Vindo de uma sequência de quatro jogos de invencibilidade, sendo duas vitórias consecutivas sobre Bahia (3 a 0) e Sport, este de virada, na última rodada, por 4 a 2, o Atlético ocupa a nona colocação e está apenas dois atrás do São Paulo, oitavo colocado, e oito do Fluminense, primeiro time no G-7.
Do outro lado, o Fortaleza também chega com uma invencibilidade de quatro jogos, mas não vence há três. Após bater o Flamengo por 1 a 0, o time nordestino empatou, em sequência, com Santos (1 a 1), Ceará (1 a 1) e Grêmio (2 a 2), chegando em Belo Horizonte na vice-lanterna, com 30 pontos, cinco atrás do Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O técnico Jorge Sampaoli busca consolidar a reação da equipe na reta final do Brasileirão e vê no torneio uma rota alternativa para alcançar o objetivo traçado no início da temporada: garantir o Atlético na Libertadores 2026. “Queremos o Atlético o mais alto possível na tabela para buscar uma classificação direta”, afirmou o treinador argentino.
Para o confronto, Sampaoli terá desfalques importantes. Junior Alonso, Alan Franco e Ivan Román estão servindo suas seleções na Data Fifa, enquanto Lyanco, Cuello, Júnior Santos e Caio Maia seguem no departamento médico. Por outro lado, Ruan Tressoldi e Bernard retornam de suspensão.
No lado cearense, o Fortaleza, comandado por Martín Palermo, encara o duelo como uma “decisão” na luta contra o Z-4. O treinador argentino não poderá contar com Brítez, Bareiro (suspensos) e Matheus Pereira (expulso contra o Grêmio).
O departamento médico também preocupa, com João Ricardo, Marinho, Benevenuto, Allanzinho e Rodrigo fora por lesão.
Ao todo, as equipes já se enfrentaram em 22 oportunidades em jogos oficiais. O Atlético-MG leva vantagem, com 10 vitórias sobre o Fortaleza. O time cearense já superou o adversário em sete partidas, enquanto o empate apareceu cinco vezes.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FORTALEZA
ATLÉTICO-MG – Everson; Saravia, Ruan, Vitor Hugo e Arana; Fausto Vera, Igor Gomes (Alexsander), Gustavo Scarpa e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli.
FORTALEZA – Brenno; Mancuso, Kuscevic, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Pierre, Matheus Rossetto e Pochettino; Breno Lopes e Lucero (Deyverson). Técnico: Martín Palermo.
ÁRBITRO – Savio Pereira Sampaio (DF).
HORÁRIO – 20h30.
LOCAL – Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).