Atlético-MG busca empate diante do Libertad e avança em 2º do grupo na Libertadores

NORBERTO DUARTE / AFP
Atletico Mineiro's midfielder Igor Gomes (2nd-R) celebrates with teammate forward Hulk (R) after scoring during the Copa Libertadores group stage second leg football match between Paraguay's Libertad and Brazil's Atletico Mineiro, at the Defensores del Chaco stadium in Asuncion, on June 27, 2023. (Photo by NORBERTO DUARTE / AFP) Foto: NORBERTO DUARTE / AFP

O Atlético-MG garantiu sua classificação para as oitavas de finais da Copa Libertadores avançando em segundo lugar do Grupo G. O time brasileiro jogava por um empate para conquistar sua vaga e foi o que conquistou no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, no Paraguai, ao buscar o 1 a 1 com o Libertad, pela última rodada da fase de grupos.

Com o resultado, o Atlético-MG chegou a 10 pontos, ficando atrás somente do xará, Athletico-PR, que avançou como líder da chave, com 13, ao derrotar o Alianza Lima-PER, por 3 a 0. A dupla brasileira embolsou R$ 6 milhões por ter se classificado para as oitavas da Libertadores. O Libertad acabou em terceiro lugar, com sete, e pode cruzar o caminho de algum brasileiro na repescagem da Copa Sul-Americana.

Estreando no comando do Atlético-MG na Libertadores, Felipão colocou em prática aquilo que o torcedor já está acostumado. Precisando de um empate para garantir a classificação, ou até mesmo perder por um gol de diferença, o time mineiro não se expôs contra o Libertad e adotou uma postura bem conservadora, dando a posse de bola ao time paraguaio e na espreita de um contra-ataque para surpreender.

O Libertad teve mais volume e rondou bastante a área de Everson. O goleiro brasileiro teve que intervir em chutes de Vilalba e Barboza. Dando prioridade à marcação, o Atlético-MG pouco saiu. Quando teve a chance, desperdiçou dois contra-ataques promissores, errando o último passe, com Edenilson e Pavón. Apesar de não ter o controle da partida, o time brasileiro pouco sofreu no primeiro tempo no Paraguai, sabendo conter os avanços do Libertad.

Os mandantes voltaram com substituições que deixaram a equipe mais ofensiva. O Atlético-MG, por sua vez, voltou com a mesma postura e foi pressionado. Primeiro Roque Santa Cruz teve a chance e Everson defendeu em dois tempos. Minutos depois, Barreiro abriu o placar, cabeceando no contrapé do goleiro. A derrota por 1 a 0 ainda classificava o time brasileiro.

Com o gol sofrido, o Atlético-MG colocou a bola no chão e não demorou muito para mostrar que era superior aos paraguaios. Após cruzamento, Zaracho cabeceou e Martín Silva fez uma grande defesa. No lance seguinte, Igor Gomes, que tinha acabado de entrar, empatou aos 22, completando o cruzamento de Arana. O empate relâmpago esfriou o time do Libertad. Desorganizado, o time paraguaio até chegou a marcar o segundo, mas Barreiro estava em posição irregular. Jogando com o regulamento e o relógio a seu favor, o Atlético-MG conduziu o empate até o apito final.

FICHA TÉCNICA

LIBERTAD 1 X 1 ATLÉTICO-MG

LIBERTAD – Martín Silva;Iván Piris, Diego Vieira. Alexander Barboza e Espinoza (Giménez); Riveros (Barreiro), Sanabria, Diego Gómez e Enso González (Melgarejo); Villalba e Roque Santa Cruz (Oviedo). Técnico: Daniel Garnero.

ATLÉTICO-MG – Everson; Mariano (Saravia), Jemerson, Maurício Lemos e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho (Otávio) e Edenílson; Pavón (Igor Gomes), Hulk e Paulinho (Patrick). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GOLS – Barreiro, aos 15, e Igor Gomes, aos 22 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Fernando Rapallini (ARG).

CARTÕES AMARELOS – Alexander Barbosa e Giménez (Libertad); Jemerson (Atlético-MG).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Defensores Del Chaco, Assunção (PAR).