O Atlético Goianiense se classificou pela primeira vez em sua história para as semifinais da Copa Sul-Americana ao vencer nesta terça-feira por 3 a 0 o Nacional liderado em campo pelo astro uruguaio Luis Suárez.

O ‘Dragão’ fez a torcida esquecer sua delicada situação no Brasileirão (onde atualmente é o penúltimo colocado) com uma vitória maiúscula no jogo de volta das quartas de final disputada no Serra Dourada, em Goiânia.

Os gols foram de autoria do atacante Luiz Fernando (5 e 53 minutos) e do meia Gabriel Baralhas (45+1).

Logo aos 5 minutos de jogo Hayner lançou um lateral no coração da área, onde o atacante argentino Diego Churín se antecipou a seu marcador e deixou a bola para Luiz Fernando superar o goleiro Sergio Rochet com o pé esquerdo.

Além de ineficaz, o avanço do tricolor uruguaio deixou espaços que o Atlético-GO soube aproveitar com ataques rápidos, diante do olhar preocupado de Suárez no banco de reservas.

Desta forma, após uma recuperação no meio do campo, Churín puxou um contra-ataque que terminou com Baralhas chutando cruzado para as redes de Rochet.

Embora não tenha marcado um, Churín foi o destaque da noite ao dar assistências nos três gols.

Na última, depois de uma bola mal afastada da defesa uruguaia, ele encontrou Luiz Fernando, que chutou colocado marcando o terceiro e dando o golpe final.

I autor da dobradinha, que já havia marcado o gol da vitória por 1 a 0 na semana passada em Montevidéu, acabou sendo expulso (90+1) depois de dar uma cotovelada em Diego Rodríguez.

A alegria brasileira contrastou com a tristeza de Suárez, que na partida de ida jogou pelo clube onde estreou há 17 anos. “El Pistolero” entrou no início do segundo tempo, mas não recebeu bons passes dos companheiros.

O Atlético-GO terá pela frente nas semifinais o vencedor do duelo brasileiro entre São Paulo e Ceará, que se enfrentam nesta quarta-feira em Fortaleza. O tricolor paulista venceu por 1 a 0 no jogo de ida.

– Ficha técnica:

Estádio: Serra Dourada (Goiânia)

Árbitro: Darío Herrera (ARG)

Gols:

Atlético-GO: Luiz Fernando (5, 53), Baralhas (45+1)

Cartões amarelos:

Atlético-GO: da Silva (77), Freitas (85)

Nacional: Coelho (17), Fagúndez (85)

Expulsões:

Atlético-GO: Luiz Fernando (90+1)

Escalações:

Atlético-GO: Renan – Hayner, Wanderson (Michel Custódio 80), Klaus, Arthur Henrique (Jefferson 46) – Gabriel Baralhas, Jorginho (Wellington Rato 62), Luiz Fernando, Édson (Marlon Freitas 80) – Diego Churín (Airton 62), Léo Pereira. Técnico: Jorginho.

Nacional: Sergio Rochet – José Luis Rodríguez, Léo Coelho (Mathías Laborda 78), Nicolas Marichal, Camilo Cándido – Yonathan Rodríguez, Felipe Carballo (Diego Rodriguez 66), Diego Zabala (Brian Ocampo 46) – Alfonso Trezza (Alex Castro 46), Franco Fagúndez, Emmanuel Gigliotti (Luis Suárez 46). Técnico: Pablo Repetto.

bds-raa/gfe/aam