A decisão de Usain Bolt de abandonar a seletiva jamaicana de atletismo, no Estádio Nacional, em Kingston, e usar um atestado médico para tentar garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos do Rio impulsionou outros atletas a tomarem o mesmo rumo. O principal caso é de Elaine Thompson, que não disputou a final dos 200 metros devido a um desconforto na perna, semelhante ao sentido pelo astro.

O médico examinou a velocista na área de aquecimento e confirmou que o problema poderia se agravar se ela entrasse novamente na pista. Assim, foi pedido um atestado médico para que a atleta – prata nos 200 metros no Mundial de Pequim – possa ter a chance de disputar a prova na Olimpíada. Terceira colocada na seletiva, Kali Davis-White tem o posto ameaçado.

Com 21s66, Elaine é dona da segunda melhor marca do ranking no período entre 1º de maio de 2015 e 11 de julho de 2016. Se a Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA) levar em consideração apenas os resultados deste ano, ela não aparece entre as três melhores e estaria fora da disputa dos 200 metros. Em 2016, ela tem o quarto melhor tempo, atrás da holandesa Dafne Schippers, da norte-americana Tori Bowe e de Shaunae Miller, do Bahrein. Uma reunião nesta quinta deve decidir o futuro dos atletas.

Elaine foi de poucas palavras sobre o assunto e preferiu não confirmar sua volta na etapa de Londres da Diamond League, no dia 22 de julho. “Eu ainda não tenho certeza, mas espero que sim”, afirmou. Apesar do impasse, sua presença no Rio está garantida. Ela venceu a prova dos 100 metros na seletiva jamaicana, com 10s70, tempo que a deixou como líder do ranking deste ano e a fez igualar o recorde nacional de Shelly-Ann Fraser-Pryce.

Prata nos 200 metros nos Jogos de Londres-2012, Shelly-Ann também desistiu da disputa decisiva devido a uma lesão no dedo do pé esquerdo que a atrapalhou durante boa parte da temporada. Ela, entretanto, não se encaixa nos requisitos para ter o atestado médico aceito pela JAAA e teve de abrir mão da prova na Olimpíada.

Hansle Parchment – bronze nos 110 metros com barreiras em Londres-2012 – é outro nome que tenta usar o recurso. Ele possui a terceira melhor marca da temporada e tem esperança de ir ao Rio. Uma das favoritas nos 400 metros com barreiras, Janieve Russell segue o mesmo caminho depois de ter ficado fora da semifinal na seletiva nacional.

O prazo final para a inscrição dos atletas nos Jogos Olímpicos é dia 18 de julho, mas a Associação Jamaicana de Atletismo tem a opção de relacionar quatro nomes (três e um reserva) na lista preliminar. O caso de Usain Bolt é o mais delicado, já que ele não concluiu as duas provas na seletiva. Mas ele não parece abatido. Nas redes sociais, o astro publicou um vídeo com um alerta para quem torce contra ele: “Eu não quero perder o grande show”.