Nesta quinta-feira, os atletas de surfe e skate que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020 concederam entrevista coletiva organizada pela Oi, patrocinadora oficial das modalidades. Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Pedro Barros e Letícia Bufoni falaram sobre as expectativas sobre o evento e da importância de promover os valores dos esportes, que consideram estilo de vida, além da vontade de conquistar medalhas para a delegação brasileira. É a primeira vez que os Jogos Olímpicos terão competições de esportes radicais.

Gabriel Medina, bicampeão mundial de surf eda ASP World Tour, em 2014 e 2018, comentou sobre a qualidade dos brasileiros em campeonatos mundiais e a capacidade de superar as adversidades para representar o país.

— As expectativas são grandes. A gente tem excelentes atletas e tem demonstrado isso pelo circuito mundial. Nossas últimas performances tem chamado atenção no Brasil e fora dele. O que mais falam dos nossos esportes são sobre nós, e estou feliz de estar nessa história. Mesmo com as dificuldades, conseguimos colocar tudo nas ondas ou nas pistas. Com certeza vai dar Brasil.

Skate

Pedro Barros quer promover valores do skate (Imagem: Divulgação/Oi)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Hexacampeão mundial de skate nos X Games, Pedro Barros espera que as Olimpíadas sejam uma plataforma de divulgação dos esportes e principalmente dos valores que os integram.

— Tudo que tá acontecendo é uma loucura, para o meu mundo principalmente, imagino que também seja assim para o surfe. Espero que com a nossa participação, e essa plataforma de exposição que são as Olimpíadas, a gente possa passar um pouco mais dos valores desse estilo de vida, da união, compaixão, parceria, amor e amizade; algo que nunca se perdeu no skate, nem no dia a dia, nem na competição. Espero que seja essa a mensagem que a gente deixe nas ondas e nas pistas.

Letícia Bufoni, skatista pentacampeã mundial nos X Games, revelou estar concentrada em se divertir e promover o skate para além dos resultados.

— O que todo mundo fala é que os experientes tem mais chances, eu acho o contrário. Quanto mais experiente, mais velha e mais títulos, mais pressão. Nesses últimos 3 anos, venho sofrendo uma pressão justamente por isso, todo mundo quer me ver vencer. Estou trabalhando muito isso na minha cabeça. Vou tentar só me divertir e mostrar que o skate não é só um esporte, mas um estilo de vida. Acho que é importante mostrar o que é o esporte para além das medalhas.

O surfista Ítalo Ferreira, campeão mundial do WSL 2019, a maior competição de surfe do mundo, falou sobre a vontade de vencer e a importância de representar o Brasil pela primeira vez nas Olimpíadas.

— Sem dúvida existe esse desejo de medalha, porque estamos mostrando nosso talento e nossa potência. Esperamos fazer boas performances para representar a nossa bandeira, a nossa nação, que vai estar pela primeira vez acompanhando e temos muito orgulho de estar fazendo parte dessa história.

A Oi lançou peça publicitária com os atletas olímpicos patrocinados, que veicularão na TV e meios digitais, como forma de promover os princípios do surfe e skate e divulgar a participação inédita nos Jogos Olímpicos.

*Estagiária sob a supervisão de Jonas Moura



Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias