TÓQUIO, 3 SET (ANSA) – A paratleta afegã Zakia Khudadadi, que fugiu recentemente do seu país natal, competiu nesta quinta-feira (2) nas Paralimpíadas de Tóquio, no Japão.

+ Com mais quatro ouros, Brasil se aproxima de melhor campanha nos Jogos Paralímpicos; Veja resumo!

+ Vídeo: Paratleta é pedida em casamento em Tóquio pelo próprio guia

+ Nathan Torquato conquista ouro na estreia do taekwondo na Paralimpíada

Na disputa da categoria 49kg das classes K43 e K44 do taekwondo, que aconteceu na arena Makuhari Messe, em Chiba, Khudadadi foi despachada com duas derrotas e não brigará por medalhas na capital japonesa.

Nas oitavas de final, a afegã perdeu sua luta para a uzbeque Ziyodakhon Isakova. Já na repescagem, Khudadadi foi novamente superada, mas desta vez pela ucraniana Viktoriia Marchuk.

Os resultados das batalhas de Khudadadi foram pequenos detalhes se compararmos tudo que ela precisou fazer para estar no Japão.

A paratleta deixou secretamente o Afeganistão, após a nação ter sido tomada pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã.

Ela e o compatriota Hossain Rasouli, que disputou ontem (1º) a prova do salto em altura, quase não conseguiram estar nas Paralimpíadas em função do bloqueio dos voos civis no Afeganistão.

Khudadadi se tornou a segunda mulher afegã a participar de uma edição das Paralimpíadas. A primeira foi Mareena Karim, que competiu na prova dos 100m T46 do atletismo em Atenas, em 2004.

(ANSA).