Economia

Atividade inicia 2021 em nível superior ao do mesmo período de 2020, diz CNI


A atividade industrial iniciou o ano de 2021 em um nível superior ao mesmo período de 2020. É o que aponta a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quinta-feira, 4, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa mostra que todos os índices de janeiro deste ano tiveram alta na comparação com janeiro do ano passado.

O faturamento real da indústria de transformação cresceu 2,3% em janeiro de 2021 na comparação com dezembro de 2020 (números dessazonalizados). Em relação ao mesmo mês do ano passado, o faturamento real registrou aumento de 8,7%.

Segundo a CNI, desde maio de 2020, o indicador vem crescendo na comparação mensal, com exceção de novembro do ano passado.

“A gente vê que a atividade industrial inicia-se acima do que estava sendo observado em janeiro de 2020. Na comparação anual, a gente tem altas no faturamento, novamente em horas trabalhadas e na Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que inicia 2021 acima do normal para meses de janeiro”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O emprego industrial também continua em recuperação, com alta de 0,1% em janeiro na comparação mensal e em relação ao mesmo mês do ano anterior. As horas trabalhadas na produção cresceram 1,0% em janeiro de 2021 em relação a dezembro de 2020, com ajuste sazonal.


+ Atleta de Jiu Jitsu morre aos 30 anos de Covid 15 dias após perder o pai pela doença
+ Após ameaças, soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual
+ Mulher morre após ingerir bebida alcoólica e comer 2 ovos



“O índice mostra crescimento ininterrupto desde maio de 2020, primeiro mês de recuperação depois da paralisação da atividade provocada pela pandemia. Na comparação com janeiro de 2020, o índice mostra alta de 6,7% das horas trabalhadas na produção”, destaca a pesquisa.

Com relação à massa salarial, a pesquisa mostra um aumento de 5,0% na comparação com dezembro de 2020, após ajuste sazonal. Essa alta, segundo a CNI, é influenciada pelo fim do programa de acordos de suspensão do contrato de trabalho e/ou redução de jornada e de salários. Em relação a janeiro de 2020, a massa salarial tem alta de 0,5%.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 80,5% em janeiro, um recuo de 0,2 ponto porcentual em relação a dezembro de 2020, considerando os dados dessazonalizados. Já em comparação a janeiro de 2020, houve um aumento de 2,2 pontos porcentuais.

Veja também

+ Tenha também a Istoé no Google Notícias
+ Canadá anuncia primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca no país
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS