Sem chegar à semifinal da Copa Libertadores desde 2015, quando fez a decisão contra o São Paulo, o Athletico-PR tem uma missão complicada para encerrar o jejum de 17 anos. Nesta quinta-feira, faz o jogo de volta das quartas de final contra o Estudiantes-ARG, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina.

Na semana passada, os dois times ficaram no empate sem gols na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Uma nova igualdade leva a decisão para os pênaltis, enquanto quem vencer garante presença na semifinal. O problema para o Athletico-PR é que o Estudiantes-ARG está imbatível no Jorge Luis Hirshi nesta edição da Libertadores.

Diante do seu torcedor, Estudiantes-ARG venceu Audax Italiano-CHI (fase preliminar), Everton-CHI (fase preliminar), Vélez Sarsfield-ARG (fase de grupos), Nacional-URU (fase de grupos), Red Bull Bragantino (fase de grupos) e Fortaleza (oitavas de final). Além dos 100% de aproveitamento, o time marcou 13 gols e sofreu apenas um.

Para segurar a força do Estudiantes-ARG, Luiz Felipe Scolari deve apostar em um esquema parecido ao usado no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no Maracanã. Com três zagueiros e três volantes, o Athletico-PR arrancou um empate sem gols, resultado que levaria a decisão desta quinta-feira para os pênaltis.

Na vitória sobre o Atlético-MG, por 3 a 2, pelo Brasileirão, no último domingo, Felipão preservou seus principais jogadores apesar de alguns titulares entrarem no segundo tempo, como o lateral-direito Khellven, o zagueiro Pedro Henrique e o atacante Cuello. Apesar de ter marcado dois gols em Belo Horizonte, Vitor Roque deve ser apenas opção no banco de reservas.

A delegação rubro-negra embarcou para a Argentina na manhã desta quarta-feira com a presença de 200 torcedores no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). Os jogadores receberam os últimos incentivos para continuarem fazendo história.

“Os nossos torcedores estão vendo a dedicação desses jogadores, a vontade desses atletas. Esses jogadores estão de parabéns pelo envolvimento por tudo o que temos trabalhado com eles. E por ter conseguido o resultado que imaginávamos e sonhávamos. Vamos ver se a gente consegue, com qualidade técnica, superá-los (Estudiantes). Depois vem Flamengo, mais uma decisão. E assim vamos”, disse Luiz Felipe Scolari, se referindo ao jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima semana.

Assim como o Athletico-PR, o Estudiantes-ARG entrou em campo no final de semana sem seus principais jogadores e ficou no empate sem gols com o San Lorenzo-ARG, fora de casa, pela 12ª rodada do Campeonato Argentino. A principal dúvida do técnico Ricardo Zielinski é no ataque, entre Mauro Méndez ou Boselli, ex-Corinthians.

“Trabalho a 100% todos os dias, foram muitas horas analisando o rival. Vimos dez partidas do Athletico-PR. Nos preparamos para que nada nos surpreenda. Temos que estar a altura da história do Estudiantes”, disse o treinador.

Bem na Copa Libertadores, onde busca o quinto título, o Estudiantes-ARG não vem bem no Campeonato Argentino, ocupando apenas o 23º lugar, com 13 pontos em 12 rodadas. São três vitórias, quatro empates e cinco derrotas.