Um ano depois, o Athletico-PR está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O acesso foi confirmado com a vitória sobre o América-MG por 1 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 38ª e última rodada da Série B. O gol foi marcado por João Cruz ainda no primeiro tempo.
Rebaixado na temporada passada, o clube retorna à elite nacional e fecha de forma positiva um ano marcado por altos e baixos. Na reta final, a equipe engatou uma sequência de recuperação, emendou sete jogos invictos e assegurou a vaga ao lado de Coritiba, Chapecoense e Remo.
Ainda chegou a disputar o título, que acabou ficando com o rival Coritiba que venceu o Amazonas por 2 a 1 neste domingo e terminou a Série B, com 68, contra 65 do Athletico, vice-líder da Série B.
A arrancada teve papel decisivo do técnico Odair Hellmann, que assumiu o comando no fim de maio após a saída de Maurício Barbieri. Quando chegou, o Athletico somava nove pontos em seis partidas, cenário que começou a mudar com uma sequência de resultados mais consistentes e uma reta final com uma arrancada decisiva. O América termina a Série B na 13ª colocação, com 46 pontos.
O Athletico começou a partida pressionando o América e impôs uma blitz desde os primeiros minutos, criando chances e chegando a acertar o travessão em cabeçada de Emerson, que quase marcou gol contra. Apesar do volume, a equipe não conseguiu transformar a intensidade em eficiência. O primeiro tempo foi marcado por nervosismo, erros de passe e muitos desentendimentos entre os dois lados. O alívio veio aos 40 minutos, quando Viveiros encontrou João Cruz, que dominou de coxa e finalizou com firmeza no canto direito de Gustavo para abrir o placar.
O Athletico manteve a postura ofensiva na etapa final e não baixou a guarda, seguindo no campo de ataque e pressionando o América em busca de ampliar o placar. Criou boas oportunidades, principalmente com Julimar, mas esbarrou na falta de pontaria e não conseguiu transformar o domínio em novos gols.
O resultado apertado, porém, foi suficiente para confirmar o acesso e provocar a festa da torcida na Arena da Baixada, que celebrou o retorno à Série A mesmo sem a conquista do título da Série B. Mais de 42 mil torcedores lotaram a arena.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO-PR 1 X 0 AMÉRICA-MG
ATHLETICO – Santos; Aguirre, Terán e Arthur Dias; Mendoza, Felipinho (Patrick), João Cruz (Dudu), Zapelli (Velasco) e Léo Derik; Julimar (Luiz Fernando) e Viveros (Renan Peixoto). Técnico: Odair Hellmann.
AMÉRICA-MG – Gustavo; Emerson Santos (Rafa Silva), Lucão e Ricardo Silva; Júlio (Samuel), Felipe Amaral, Kauã Diniz, Yago Santos (Guilherme Pato) e Paulinho; Thauan Willians (David da Hora) e Willian Bigode (Jhosefer). Técnico: Alberto Valentim.
GOL – João Cruz, aos 40 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – João Cruz (Athletico); Gustavo, Willian Bigode, Thauan e Emerson (América-MG).
ÁRBITRO – Matheus Delgado Candançan (SP).
RENDA – R$ 1.140.945,00.
PÚBLICO – 42.091 pagantes.
LOCAL – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).