CABUL, 8 MAI (ANSA) – Uma explosão em frente a uma escola feminina em Cabul, capital do Afeganistão, deixou pelo menos 30 mortos e mais de 50 feridos neste sábado (8).   

O atentado ocorreu no distrito de Dasht-e-Barchi, habitado pela comunidade xiita Hazara e alvo frequente de terroristas sunitas.   

“Pelo menos 30 pessoas morreram e 52 ficaram feridas”, disse o porta-voz do Ministério do Interior, Tareq Arian.   

Segundo testemunhas, a maior parte das vítimas eram adolescentes que haviam acabado de sair da escola. Nenhuma organização reivindicou o atentado, mas o presidente Ashraf Ghani culpa o grupo fundamentalista Talibã, que nega envolvimento.   

A explosão acontece em meio ao processo de retirada das tropas dos EUA e da Otan do Afeganistão e às negociações de paz entre o governo local e o Talibã – uma conferência internacional deve acontecer ainda neste mês, em Istambul, na Turquia.   

A previsão é de que a retirada das tropas estrangeiras termine em 11 de setembro, data do aniversário de 20 anos dos atentados contra as Torres Gêmeas e o Pentágono, que desencadearam a invasão americana no Afeganistão. (ANSA).