Três pessoas morreram nesta sexta-feira (11) na Rússia após um ataque noturno de drones ucranianos, enquanto bombardeios russos deixaram 15 feridos na Ucrânia e atingiram uma maternidade na cidade de Kharkiv, leste do país.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que interceptou 155 drones lançados pela Ucrânia em um ataque noturno que deixou um morto na região de Lipetsk (oeste) e outro em Tula, perto de Moscou. Um terceiro civil morreu em bombardeios na região fronteiriça de Belgorod, segundo as autoridades locais.
O ataque ucraniano ocorreu após o lançamento de uma série de drones russos sobre a Ucrânia, principalmente contra a capital Kiev, o maior executado por Moscou desde o início de sua ofensiva em fevereiro de 2022.
Durante a manhã, um bombardeio russo atingiu um centro de saúde em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana, e uma maternidade sofreu danos, informou nas redes sociais o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
Nove pessoas ficaram feridas, segundo o presidente, incluindo “mães com recém-nascidos e mulheres que se recuperam de uma operação”.
“Felizmente, não há crianças feridas”, acrescentou, antes de citar que outras regiões também foram atacadas durante a noite.
Em Odessa, no sul do país, onde fica o maior porto da Ucrânia, oito pessoas ficaram feridas em ataques russos.
As tropas russas prosseguem com o avanço na linha de frente. Moscou anunciou nesta sexta-feira a tomada da localidade de Zelena Dolina, na parte leste de Donetsk.
Ucrânia e Rússia intensificaram os ataques aéreos nos últimos meses, enquanto o governo russo rejeita os apelos para interromper a ofensiva.
bur-pop/mmy/pc/fp/aa