ROMA, 18 AGO (ANSA) – Um novo ataque russo contra a cidade de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, deixou ao menos sete mortos, incluindo uma criança e uma adolescente de 16 anos, e 20 feridos na noite do último domingo (17).
O número de vítimas foi divulgado pelo chefe da administração militar da região, Oleg Synegubov, que revelou que ao menos cinco civis estão desaparecidos, segundo o portal Ukrainska Pravda.
De acordo com as autoridades locais, ao menos sete pessoas perderam a vida e pelo menos 20 ficaram feridas depois que um prédio residencial foi atingido por um bombardeio, que provocou um incêndio e o desabamento da estrutura.
As forças russas atacaram a Ucrânia na noite passada com quatro mísseis balísticos Iskander-M e 140 drones de vários tipos, incluindo drones kamikaze Shahed.
As defesas aéreas ucranianas abateram ou neutralizaram com sistemas de guerra eletrônica um total de 88 veículos aéreos não tripulados em todo o país. Ao todo, mísseis e drones russos atingiram 25 locais nas regiões de Donetsk, Kharkiv, Sumy, Dnipropetrovsk, Odessa e Kiev.
Na mesma noite, pelo menos três pessoas foram mortas em um ataque russo a Zaporizhzhia, no sudeste do território ucraniano, conforme divulgado pelo governador da região, Ivan Fedorov, no Telegram.
“Já 20 pessoas ficaram feridas após o ataque russo matinal a Zaporizhzhia”, escreveu ele, acrescentando que três cidadãos morreram e uma adolescente está entre os feridos.
A nova ofensiva ocorre poucas horas antes de uma reunião na Casa Branca entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na tentativa de alcançar um cessar-fogo no conflito.
Para Zelensky, os ataques da Rússia à Ucrânia são “absolutamente demonstrativos e cínicos”. “Eles sabem que há uma reunião em Washington hoje para pôr fim à guerra. Discutiremos questões fundamentais com o presidente Trump. Juntamente com a Ucrânia, os líderes do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Finlândia, UE e Otan participarão da conversa”, continuou.
Segundo o líder ucraniano, “todos querem paz digna e segurança real”. E agora, “os russos estão atacando “Kharkiv, Zaporizhzhia, Sumy, Odessa, prédios residenciais e nossa infraestrutura civil”.
Zelensky enfatizou que “este é um assassinato deliberado de pessoas pelos russos, o assassinato de crianças”, e enviou condolências “a todos os familiares e amigos das vítimas”.
“Houve também um ataque deliberado da Rússia a uma usina de energia em Odessa, de propriedade de uma empresa azerbaijana.
Trata-se, portanto, de um ataque às nossas relações e à nossa independência energética”, concluiu. (ANSA).