Ataques massivos na Ucrânia matam ao menos 20 e ferem dezenas

KIEV, 19 NOV (ANSA) – Ao menos 20 pessoas morreram, incluindo duas crianças, e 66 ficaram feridas em Ternopil, no oeste da Ucrânia, devido a um novo ataque massivo russo nesta quarta-feira (19).   

De acordo com as autoridades de Kiev, as forças de Moscou bombardearam o país vizinho com pelo menos 48 mísseis e 470 drones de vários tipos, afetando também a distribuição de energia elétrica em diversas regiões.   

“Assim que a situação de segurança permitir, as equipes de resposta a emergências e as operadoras de energia começarão a eliminar as consequências do ataque, a fim de restabelecer o fornecimento elétrico às regiões o mais rápido possível”, informou o Ministério da Energia ucraniano em meio ao confronto.   

Do lado do Kremlin, o porta-voz Dmitry Peskov justificou os ataques de hoje como uma “resposta” às tentativas de Kiev de realizar uma ofensiva contra a Rússia com armas ocidentais.   

“Estamos dando continuidade à operação militar especial.   

Nossas Forças Armadas têm combatido as tentativas do regime ucraniano de lançar ataques com armamento ocidental, neste caso americano, de alta precisão” contra Moscou, declarou Peskov.   

Ainda nesta quarta, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky irá participar de uma cúpula na Turquia com seu homólogo local, Recep Tayyip Erdogan, e, possivelmente, com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, sobre a guerra no leste europeu, a qual teve início em fevereiro de 2022 com a invasão de tropas russas em território ucraniano. (ANSA).