ROMA, 6 AGO (ANSA) – Pelo menos duas pessoas morreram e 12 ficaram feridas, entre elas, quatro crianças, após um ataque aéreo russo na manhã desta quarta-feira (6) atingir em um centro recreativo na cidade de Zaporizhzhia, região homônima da Ucrânia. O governo de Kiev destacou que a ofensiva não tem “justificativa militar, sendo somente crueldade”.
As informações foram divulgadas no Telegram pelo chefe da administração militar local, Ivan Fedorov, enquanto o Serviço de Emergência Estatal confirmou que o bombardeio teve como alvo uma sede destinada ao lazer.
“Neste 6 de agosto, entre 5h55 e 6h10 (23h55 e 00h10 no Brasil), o inimigo [forças militares da Rússia] realizou ataques aéreos contra um centro recreativo de um assentamento no município de Zaporizhzhia”, disse a instituição em nota.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacou que a ofensiva russa contra um “centro normal para recreação” em Zaporizhzhia “não tem nenhum senso do ponto de vista militar”.
“É somente crueldade com o objetivo de intimidar”, escreveu o chefe de Estado nas redes sociais.
Segundo Zelensky, essa não foi a única agressão da Rússia contra a Ucrânia nas últimas horas.
“Também durante a noite, houve ataques covardes às redes elétricas na região de Dnipro; ocorreram bombardeios com drones contra a população de Kherson e houve uma investida a um posto de gasolina em Novosilsk, região de Odessa”, acrescentou o mandatário de Kiev, destacando ainda que “centenas de famílias ficaram sem gás”.
A guerra entre Ucrânia e Rússia completou três anos em fevereiro, sem que o governo de Moscou tenha demonstrado, até o momento, qualquer sinal de cessar-fogo apesar da pressão internacional. (ANSA).